sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Relatório Geral( Intervenção em sala de aula)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Disciplina: Educação Musical tecnologia e mídias

Local: CEPAE

Data:  01/11/2013                                Horário: 8:30 às 9:30

Alunas: Camila, Isis, Silvana e Moniza

 

 

 

Relatório

CEPAE

 

A realidade da escola hoje em dia traz diversos aspectos voltados as relações entre alunos e alunos, alunos e professores, alunos e funcionários, dentre outras que mantém o espaço escola não só como uma instituição de ensino básico, mas como um meio deformação de relações humanas.

 Visitamos o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (CEPAE) com o intuito de investigar como se dão essas relações entre os alunos no meio escolar e percebemos que ha grande diversidade de grupos unidos por características, gostos, e interesses em comum.

 A formação de “panelinhas” é perceptível e não limita os grupos de misturarem entre si. No intervalo praticamente todos os alunos estavam com seus celulares em mãos. “Fulano me mandou uma mensagem no whatsapp”, “tenho que ver meu facebook”, “olha o vídeo que um colega me mandou”, eram frases recorrentes durante o recreio.

 Ao conversar com alguns deles perguntamos quais eram os reflexos desse recurso tecnológico no contato com outras pessoas, no estabelecimento de relações sociais e até na inserção em algum grupo. Uma estudante do ensino médio levantou um ponto interessante, que é a questão da formação identitária do indivíduo nas redes sociais, tal que muitas vezes as pessoas, principalmente os jovens, se preocupam mais em preservar e viver sua “vida virtual” do que em manter contato palpável, ou enquanto estão fazendo algo se preocupam em registrar o momento e compartilhar instantaneamente na rede a fim de receber alguma atenção diante da quantidade de curtidas que aquele post recebeu.

Perguntamos também quais são as atividades que eles mais praticam por meio do celular, se é mandar mensagem,tirar fotos, gravar vídeos, internet, etc. Muitos deles utilizam todos esses recursos no dia a dia e para consultas e armazenamento de informações inclusive dentro da sala de aula. Disseram que costumam tirar foto do conteúdo que o professor passa no quadro negro, pesquisam informações apresentadas durante a aula no momento em que as mesmas são transmitidas e também fazem uso do celular para consultas pessoais durante a aula, ou seja, eles estão conectados o tempo todo.

Dentro desse contexto e considerando o celular como agente da cultura digital, resolvemos analisar os reflexos desse recurso no processo ensino-aprendizagem, levantando hipóteses e questões que permeiam a capacidade cognitiva do aluno em meio a possibilidade de explorar o celular como objeto de pesquisa formador de opinião, diante dos conteúdos disponíveis e acessíveis aos alunos, além de um agente estimulador da criticidade.

 

           

   Na Sexta-feira do dia 01de novembro de 2013, fizemos uma intervenção ao centro de ensino e pesquisa aplicados à educação (CEPAE), dando início às 8:30h e finalizando às 9:30h. Fomos recepcionados pela coordenação da Escola.

              A Escola Trabalha com alunos do ensino fundamental e ensino Médio dando início ás 07h00 da manhã e finalizando por volta das 17h30 ou 18h00 da tarde. A Escola oferece salas suficientes para que o professor possa ministrar suas aulas.

No primeiro momento o instituto CEPAE nos deu a oportunidade de realizar o trabalho em uma sala especifica da turma do 6ºB, onde obtivemos alguns recursos como: Data-show e notebook, em seguida conversaram com alguns alunos sobre o uso do celular no meio Escolar, ao conversar com os alunos levantamos alguns questionamentos como problemática: Uso de celular na sala de aula. A partir da lei 16.993/2010 (que proibi o uso de celular em sala de aula) buscando saber se os educandos concordavam com esta lei ou não, qual a forma mais adequada para o uso do celular.

Muitos alunos tiveram alguns argumentos e disseram que não utilizam esses recursos durante a aula, e sim no dia a dia fora do âmbito escolar para consultas e armazenamento pessoais e outros já não conseguem ficar sem o uso do celular e dependendo da aula estes usam até mesmo em sala.

Tivemos um debate onde os alunos puderam expor suas opiniões dentro deste contexto. Com uma discussão muito saudável podemos observar que por fim o debate surtiu efeito onde a fala dos alunos passou de uma forma concreta para uma forma mais flexível e consciente, levando até para um contexto fora da escola, bem como o convívio social.

 Podemos observar que o debate proporcionou momentos de reflexão para os alunos onde pôde-se ver um resultado muito positivo com relação a postura dos alunos ao referirem-se ao uso de celular em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário