PLANO DE ENSINO
Serviço Público Federal
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
PLANO DE AULA
1) TEMA DA AULA “ Arte Educação Musical Digital:
composição utilizando aplicativos para celular”
|
|
Disciplina
|
Tecnologias e
Mídias
|
Alunas
|
Isis Krisna,
Kamylla Leal, Moniza Santos, Silvana Andressa
|
Carga horária/aula
|
70 min
|
Período letivo
|
2º semestre de
2013
|
Professor
|
Fernanda P.
Cunha
|
2) OBJETIVO DA AULA
|
Estimular a criatividade dos
alunos por meio do uso de recursos tecnológicos, especificamente aplicativos
para celulares android e iphone, proporcionando a vivência musical dos alunos
através de recursos arte educativos musicais digitais, como afirma Cunha
(2012, p.2) “Na arte educação musical digital, o aluno deve ser encorajado a
ler/interpretar valores culturais concernentes à cultura digital, tecendo sua
própria tessitura nos diferentes territórios de conhecimento”.
|
3) MOTIVAÇÂO
|
Utilização do celular em sala de aula, que geralmente não é permitido,
tal que este assuma a função de recurso pedagógico.
|
4) MATERIAIS DIDÁTICOS
|
Computador, data show, celular.
|
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
|
Primeiro momento: Ao iniciar
a intervenção em uma sala de aula do ensino básico, introduziremos uma breve
contextualização da cultura digital no processo ensino aprendizagem,
explicando do que se trata e como é a abordagem desse assunto. (10min).
Segundo momento: Se tratando
de uma aula de música, e tendo como finalidade a utilização de recursos arte
educativos digitais, será explicado o porquê do uso do celular como
ferramenta para estimular a criatividade musical dos alunos, com o intuito de
abranger novos conhecimentos e possibilidades na área musical em geral, como
coloca Rivoltella, que defende o ponto de vista de que os meios de
comunicação dão impulso à inovação de ensino. “É a troca da abordagem
tradicional – baseada na fala do professor à frente da sala de aula – pelo
uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e ativo
em toda disciplina”. (5min).
Terceiro momento: Antes de
expor a proposta a ser desenvolvida na aula, será apresentado um vídeo como
exemplo para que os alunos tenham noção da abordagem a ser realizada em sala
de aula. Por meio de slides, será exposto um panorama de 2 aplicativos freeware
para celulares(thumbjam e Inudge), com recursos que viabilizam o desenvolvimento e criação de
composições musicais. Tais aplicativos serão descritos detalhadamente para
que os alunos possam manuseá-los com facilidade e maior propriedade. (10min)
Quarto momento: Feito isso,
será proposta uma atividade que consiste em elaborar uma composição musical
utilizando, além de recursos variados (voz, corpo, carteira, mesa, quadro,
lápis, entre outros), os aplicativos expostos anteriormente. A turma se
organizará em grupos de quatro pessoas, com pelo menos um celular por grupo,
onde os alunos terão dez minutos para explorar os aplicativos e quinze para
realização da composição, que deverá ter a duração de 2 a 5 minutos, a ser
apresentada posteriormente para toda turma. (25min).
Quinto momento: Apresentação
das composições em sala de aula. (20min).
|
6) RESUMO DA AULA
|
Primeiro momento: Introdução
da contextualização da cultura digital( 10 min)
Segundo momento: Explicação
do porquê do uso de celular na sala de aula(5 min)
Terceiro momento:
Apresentação do vídeo e explicação dos aplicativos a serem utilizados (10
min)
Quarto momento: Elaboração
da composição (25 min)
Quinto momento: Apresentação
das composições em sala de aula. (20 min)
|
Será avaliado nos alunos, se
estes utilizaram todos os recursos apresentados e como se deu a vivência por
meio das composições, além da participação de todos os integrantes do grupo.
|
REFERÊNCIAS
RIVOLTELLA, P. C. Falta cultura digital na sala de aula. mar. 2007. Revista Nova Escola: Falta cultura digital na sala de aula. Entrevista concedida a Débora Didonê. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_244926.shtml?func=1&pag=0&fnt=9p>
Disponível em: <http://thumbjam.com/...> Acesso em: 29 nov 2013.
Disponível em: <http://www.inudge.net/ > Acesso em: 29 nov 2013.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YV3pEtK65n8 > Acesso em: 29 nov 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário