sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


PLANO DE ENSINO
 
Serviço Público Federal

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

 

 

PLANO DE AULA


1) TEMA DA AULA Arte Educação Musical Digital: composição utilizando aplicativos para celular”
Disciplina
Tecnologias e Mídias
Alunas
Isis Krisna, Kamylla Leal, Moniza Santos, Silvana Andressa
Carga horária/aula
70 min
Período letivo
2º semestre de 2013
Professor
Fernanda P. Cunha

2) OBJETIVO DA AULA
Estimular a criatividade dos alunos por meio do uso de recursos tecnológicos, especificamente aplicativos para celulares android e iphone, proporcionando a vivência musical dos alunos através de recursos arte educativos musicais digitais, como afirma Cunha (2012, p.2) “Na arte educação musical digital, o aluno deve ser encorajado a ler/interpretar valores culturais concernentes à cultura digital, tecendo sua própria tessitura nos diferentes territórios de conhecimento”.

3) MOTIVAÇÂO
Utilização do celular em sala de aula, que geralmente não é permitido, tal que este assuma a função de recurso pedagógico.

4) MATERIAIS DIDÁTICOS
Computador, data show, celular.

5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
Primeiro momento: Ao iniciar a intervenção em uma sala de aula do ensino básico, introduziremos uma breve contextualização da cultura digital no processo ensino aprendizagem, explicando do que se trata e como é a abordagem desse assunto. (10min).
Segundo momento: Se tratando de uma aula de música, e tendo como finalidade a utilização de recursos arte educativos digitais, será explicado o porquê do uso do celular como ferramenta para estimular a criatividade musical dos alunos, com o intuito de abranger novos conhecimentos e possibilidades na área musical em geral, como coloca Rivoltella, que defende o ponto de vista de que os meios de comunicação dão impulso à inovação de ensino. “É a troca da abordagem tradicional – baseada na fala do professor à frente da sala de aula – pelo uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e ativo em toda disciplina”. (5min).
Terceiro momento: Antes de expor a proposta a ser desenvolvida na aula, será apresentado um vídeo como exemplo para que os alunos tenham noção da abordagem a ser realizada em sala de aula. Por meio de slides, será exposto um panorama de 2 aplicativos freeware para celulares(thumbjam e  Inudge), com recursos que viabilizam o desenvolvimento e criação de composições musicais. Tais aplicativos serão descritos detalhadamente para que os alunos possam manuseá-los com facilidade e maior propriedade. (10min)
Quarto momento: Feito isso, será proposta uma atividade que consiste em elaborar uma composição musical utilizando, além de recursos variados (voz, corpo, carteira, mesa, quadro, lápis, entre outros), os aplicativos expostos anteriormente. A turma se organizará em grupos de quatro pessoas, com pelo menos um celular por grupo, onde os alunos terão dez minutos para explorar os aplicativos e quinze para realização da composição, que deverá ter a duração de 2 a 5 minutos, a ser apresentada posteriormente para toda turma. (25min).
Quinto momento: Apresentação das composições em sala de aula. (20min).

6) RESUMO DA AULA
Primeiro momento: Introdução da contextualização da cultura digital( 10 min)
Segundo momento: Explicação do porquê do uso de celular na sala de aula(5 min)
Terceiro momento: Apresentação do vídeo e explicação dos aplicativos a serem utilizados (10 min)
Quarto momento: Elaboração da composição (25 min)
Quinto momento: Apresentação das composições em sala de aula. (20 min)

7) AVALIAÇÃO
Será avaliado nos alunos, se estes utilizaram todos os recursos apresentados e como se deu a vivência por meio das composições, além da participação de todos os integrantes do grupo.

 

REFERÊNCIAS

 CUNHA, Fernanda Pereira da. Arte/Educação intermidiática digital. SENARTE, ANAIS, Goiânia, 2013. Disponível em: <http://www.cirandadaarte.com.br/senarte/anais/anais_SENARTE_2013/artigos/1.pdf >.

RIVOLTELLA, P. C. Falta cultura digital na sala de aula. mar. 2007. Revista Nova Escola: Falta cultura digital na sala de aula. Entrevista concedida a Débora Didonê. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_244926.shtml?func=1&pag=0&fnt=9p>
 


Disponível em: <http://thumbjam.com/...> Acesso em: 29 nov 2013.
 
Disponível em: <http://www.inudge.net/  > Acesso em: 29 nov 2013.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YV3pEtK65n8 > Acesso em: 29 nov 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário